quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nossa torcida por Neymar e Ganso

Nem sempre os bons se salvam, mas vencem. Parece frase de auto-ajuda, mas quem sabe não nos ajude a compreender algumas ausências, e injustiças, consideradas pela fatia dos brasileiros, que não gostaram da lista de Dunga, para a Copa. E vão ter que se acostumar que 2010, não será a Copa de Neymar. Talvez, a de Ganso, incluído entre os "7" reservas de luxo da nossa Seleção.
A voz do povo, nem sempre é a voz de Deus. Isso porque o “Deus” em questão, o dono do poder, às vezes, tem uma ótica diferente da maioria. Coube ao Dunga, ser fiel aos seus escolhidos, aos 23 homens, que ele julga "de confiança". Se eles são os melhores com a bola nos pés, só saberemos a partir do dia 11 de junho. Mas, em todo lugar, vemos estas situações.
Se você parar pra pensar, quantas vezes já não ouviram na vida que alguém era bom, mas não tinha oportunidade. Ou que até tem espaço, mas não tem o devido reconhecimento. Muitos de nós, já deve ter passado por situação semelhante. Nem todos agradam gregos e troianos. E têm um caminho fácil para o sucesso. Ou caem no gosto popular. Mas, alguns dão a volta por cima. Percorrem uma distância maior e chegam lá.
Os donos dos poderes, os generais das escolhas, nem sempre pensam e agem como nós. Como a maioria. Mas, nem tudo na vida é coerente. É aquele velho papo de mãe, quando consola o filho que está triste e uma das maiores verdades da vida. Precisamos aprender que às vezes, o que parece certo, em um momento, nem sempre é pra acontecer naquela hora. E muitas vezes, as pessoas que já passaram por estas dificuldades, dão mais valor quando recebem às conquistas.
Isto se encaixa um pouco com os “preteridos” por Dunga.
Eu tenho visto de perto, dois meninos, dois jovens talentos, que estão enchendo os olhos do povo. Do Brasil. E do Mundo. Hoje em dia, Neymar e Paulo Henrique Ganso, passaram do estágio de serem apenas jogadores do Santos. Eles são brasileiros. São craques. E não podem desanimar. Eles viram durante meses, são-paulinos, palmeirenses, corinthianos, flamenguistas, atleticanos, gremistas, enfim torcedores brasileiros. Adoradores do bom futebol. Do fino trato com a bola, clamarem por seus nomes na seleção de Dunga. Passaram do nível de serem apenas ídolos do próprio clube. Por isso, torno a dizer, nem sempre os bons, ganham, mas vencem.
O time de Neymar e Ganso foi um exemplo recente. Na última partida da final do Campeonato Paulista, o Santo André venceu por 3 a 2. Um jogaço. Onde um mereceu ter ganho e outro, ter saído com o título. Um gol a mais do Ramalhão, e o caneco não viria para a Vila Belmiro. Injustiça. Creio que sim. Pois o Santos jogou o melhor futebol o campeonato todo, fez 100 gols até aquele momento. Neymar, inclusive marcou o centésimo. E teve o futebol de encher os olhos no campo e na raça. E ta aí, o exemplo. O Santos perdeu a batalha, e não a Guerra. O mesmo deve vale, para os dois garotos.
Dunga não os quer na Seleção. E talvez seja melhor.Justificou que eles não estavam preparados. Mas, horas depois de anunciar a convocação dos 23, na lista de reservas, entre os 7 nomes, figurava o de Paulo Henrique Ganso. Daí, o questionamento passou a ser outro. Se Ganso não estava preparado para ir à Copa, na convocação "oficial", porque agora, pode ser um tapa-buraco. Isso, dificilmente saberemos responder.
Mas, dos males, o menor. Ganso, quem sabe, por um acaso do destino, e sem dúvida, por sorte da Seleção, poderá desfilar seu talento, seu excelente futebol, nos campos africanos.
Já para Neymar, cabe o futuro. Certamente, na Copa de 2014, se estiver como hoje, o jovem do cabelo moicano, de futebol moleque, ousado e abusado, vai brilhar...
Agora, quem está perdendo não é o Neymar e o Ganso. Eles não vão deixar de ser craques, ídolos, bons com a bola nos pés. Quem perde é Dunga, a Seleção. E nós. Que não veremos toda esta arte em uma Copa do Mundo.
Agora, é trabalhar. Vai ser duro, frustrante, sim. Mas é nas derrotas, que aprendemos como vencer. E eu não tenho dúvidas, de que mais do que nunca estes meninos vão engolir a bola. Vão jogar ainda mais, com raiva, com gana, com raça, pra provar que Dunga estava errado. Tenho certeza que estes dois vão encarar isto como um desafio. Como um menino que leva uma bronca e faz de novo. Que caí pra aprender. Mesmo que seja duro, infelizmente este safári Neymar, e talvez Ganso não vão fazer.
Mas, eu não tenho dúvidas de que em cada viagem, cada jogo, cada minuto com a bola nos pés, eles vão ter a torcida de milhares de brasileiros, como eu e você, torcedores do Santos ou não, mas que querem que Neymar e Ganso continuem desempenhando o melhor futebol.
E se o destino quis que Neymar ficasse de fora e provasse que não basta ser bom, tem que agradar o comandante. O atacante pode ficar tranquilo, pois o mesmo que o deixou de fora hoje, vai vê-lo brilhar amanhã. E com certeza, vai torcer.
Para Ganso, fica ainda mais a ansiedade. E o conselho "o que é nosso ninguém tira". E se alguém precisar ser substituído, e Dunga optar por levá-lo, o jovem "maestro da Vila" vai ter que estar preparado como sempre esteve. Pra provar assim, como fez no Santos, de onde saiu das categorias de base, foi pro profissional, retornou aos juniores, e hoje, com raça e determinação, deu a volta por cima e é uma das peças fundamentais do time da Vila, de que a Seleção, com ele só tem a ganhar.
Então Neymar e Paulo Henrique Ganso, fica a nossa torcida, de que o futebol sempre conte com vocês. Se não for na Seleção de Dunga, em breve, na de outro comandante, que assim como ele vai se render ao bom futebol de vocês. E saibam que nem sempre quem é bom, é reconhecido em determinado momento. Mas, se acreditar sempre, vai convencer a si e aos outros de que realizar os próprios sonhos é apenas é uma questão de tempo. E de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário