quarta-feira, 12 de maio de 2010

À Espera de Um MIlagre

     Dunga e seus 23 escudeiros. Ou melhor, preferidos. Foram o assunto desta terça-feira. Eu vi a convocação com duas televisões ligadas. Zapeei vários canais e o sentimento, a voz de quem transmitia as informações ao povo brasileiro, trazia a mesma entonação: a de esperança. Não teve uma pessoa sequer que não falou você viu a convocação da Seleção ? Ou que contestou, as escolhas. Ou apenas, aceitou. Pois, não há nada mais a ser feito.

     Estes estarão na Copa:
GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)
LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)
MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)
ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

     Na minha opinião faltou o goleiro Victor (Grêmio). Na zaga Miranda (São Paulo). No meio PH Ganso (Santos). E no ataque, Ronaldinho Gaúcho (Milan) e sem dúvida, Neymar (Santos).

     Mas, contestado ou não. O País vai ter que aceitar os 23 jogadores que Dunga escolheu. E torcer por eles. Não dá pra ir contra às próprias origens. O treinador deu uma prova de lealdade à alguns, mas todo mundo sabe que futebol não é só confiança, tem que ter bola nos pés. E boa parte desta lista, está sendo constestada por mim ou por você. Pois, futebol é momento. E muitos jogadores estavam fazendo o melhor em campo. Mas, não foi o bastante. Dunga provou não acreditar no gosto popular ou nas "unanimidades".

     O que dizer do jovem arqueiro gremista que está fechando o gol. Ou dos Meninos da Vila, Neymar e PH Ganso, que estão jogando um bolão e encantando o mundo. Até Ronaldinho Gaúcho, recuperou o bom futebol e esperava mais uma oportunidade. Miranda, do São Paulo, um pouco irregular, mas guerreiro em campo. E Adriano, ah o "Imperador" destruiu as próprias chances. Deu provas de falta de comprometimento, como disse Dunga, por várias vezes. Mas, talvez tenha sido a ausência menos sentida. Pois foi, o Imperador quem escolheu estar fora da Copa. E neste caso, Dunga é inocente. Deu chances e oportunidades.

      É meu amigo, Copa do Mundo, é isso. É jogar com o corpo, a alma e o coração. É carregar a esperança de todo um país, que acredita em uma Seleção, que hoje, foi mais desacreditada do que nunca. E ainda nem entrou em campo.

     Mas é o que temos. Estes serão os responsáveis, em carregar 190 milhões de torcedores para a África do Sul. E vão ter que provar, que muitos de nós erramos. E que os que estarão lá, podem sim dar conta do recado. Dunga, gosta disso. Dos desafios, de ser "do contra", de ser zangão, de mostrar quem manda. Mas até nisso, ele surpreendeu hoje, foi uma das entrevistas mais calmas e inabaláveis, já vistas do capitão do tetra.

      E se hoje, muitos de nós xingamos o comandante da Seleção Brasileira, quem sabe num futuro próximo, e eu quero muito isso, nós estejamos comemorando e aplaudindo as suas escolhas tão contestadas.
     Mas, se você ainda está descrente, ainda há uma luz no fim do túnel.

     Outros sete jogadores brasileiros, estão à espera de uma oportunidade. E se Dunga, errou ao não escutar todo um País, e justificar que Ganso, não estava preparado, pois não havia sido testado. Horas depois, ele de uma maneira ou de outra, consertou o equívoco.

      Ganso pode sim ir a Copa. Não só ele mas, o zagueiro Alex (Chelsea); o lateral Marcelo (Real Madrid); os meias Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Sandro (Internacional); e os atacantes Diego Tardelli (Atlético-MG) e Ronaldinho Gaúcho (Milan). Se o primeiro e o último podem ser os substitutos imediatos dependendo do estrago, não sabemos.

     Estes últimos nomes, parece que aliviariam a primeira impressão causada pela lista de Dunga. Se muitos dos 23 escolhidos foram reprovados pela maioria. Os últimos 7, não ficaram apenas com o prêmio de consolação. Carregam a esperança. E acreditem, muitos de nós inconsciente, ou não estamos torcendo para que pelo menos um dos primeiros nomes a serem ouvidos no dia, sofram a tal da "zebra" pré-Copa. E fiquem de fora, porque aí sim, uma substituição amenizaria a revolta.

     Por mais remota que seja, os 7 "reservas" estão à espera de um milagre. De um passaporte carimbado mesmo que na última chamada para o destino África do Sul.

      Nesta hora, nem os 23 primeiros nem os 7 últimos são mais ou menos importantes. Mas todos eles, são a única esperança de provar de que mesmo contrariado, o técnico da nossa Seleção, acertou em algum momento. Naquele onde conseguiu colocar na cabeça de cada um de nós, de que não é a Seleção do Robinho, do Kaká, do Kléberson, do Josué, do Doni, do Ganso, do Dunga, e sim a equipe de futebol mais vitoriosa de todas as Copas do Mundo. E se Deus, quiser em julho, terá a graça alcançada: a conquista do sexto título mundial.

Um comentário: