terça-feira, 10 de abril de 2012

PERFIL: Kauê Santos (Basquete)

Kauê treinando no Inter
(Crédito: Arquivo Pessoal)
     Kauê Santos tem apenas 16 anos, mas desde cedo sempre soube o que queria quando crescesse. Enquanto muitos sonhavam em ser médicos, engenheiros, astronautas, jogadores de futebol ele queria algo diferente. Queria ser jogador de basquete ! 
     Desde os 11 anos, ele defende o Clube Internacional de Regatas (Santos/SP). Um amigo o levou até lá para treinar e desde então o local é sua segunda casa. Em 2009, no primeiro campeonato que disputou, o time de Kauê ficou na 4ªcolocação do Paulista Sub-13 (categoria Mini), mas o menino se destacou e foi cestinha da competição com 444 pontos marcados. No ano seguinte, ele foi vice-campeão do Paulista Sub-14 (categoria Mirim) e mais uma vez confirmou a boa fase pessoal. Terminou como maior pontuador com 626 pontos. 
     2011. Este foi um ano especial para o atleta. Mais uma vez, considerado destaque no campeonato em que disputou,a 3ª colocação da equipe Sub-15 (categoria Intanfil) não apagou o brilho pessoal do ala que marcou 523 pontos. As boas atuações chamaram a atenção e ele ficou entre os selecionados para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-15. Na época, eu gravei uma reportagem com ele para a TV Record, vejam abaixo:
     Mas, diferente do que todos pensavam Kauê e outros 7 atletas acabaram sendo cortados devido as normas da competição que só permitia que 12 atletas fossem relacionados. A negativa não frustou a revelação santista, que logo depois foi o único atleta de Santos convocado para disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete, na categoria Infantil. Nesta competição, são chamados os melhores jogadores de todos os clubes do estado e lá estava o menino prodígio levando o nome de Santos para um campeonato nacional. "Foi um campeonato onde estavam os melhores, e fiquei feliz de estar lá", conta o atleta.
Kaue e os atletas do time adulto do Santos/Inter Fupes
(Crédito: Arquivo Pessoal)
     Mesmo tão jovem, Kauê sabe que tem mais responsabilidades do que outros garotos da sua idade. Tanto que ele encara todos os dias, uma verdadeira maratona. De manhã, ele acorda e vai para escola, onde cursa o Ensino Médio. Volta, almoça e treina todos os dias. Alguns deles com carga dobrada. É que desde o início do ano, o técnico da equipe adulta do Santos/Inter Fupes, Jorge Luiz dos Santos, o "Bezerra" chamou o atleta e outros 3 garotos da equipe sub-16 do Inter para fazer parte do elenco profissional. 
     "O Kauê tem um potencial enorme, e pode ser um reforço para a nossa equipe. Por enquanto, ele e os meninos ainda não participaram do Estadual, mas já jogaram amistosos. Ele tem futuro e o time adulto pode trazer mais experiência a ele", disse o técnico Bezerra.
     Além de Kauê, os jovens Anderson, Vitor e André treinam com o time todos os dias das 16h às 18h30, na Arena Santos, que após o fim do futsal na cidade, virou a casa do basquete santista. A equipe disputa a série A-1 do Campeonato Paulista e venceu 2 dos 3 jogos disputados. O próximo jogo da equipe é no domingo (15/04), às 16h contra o São Caetano na casa do adversário.
     Enquanto não estreou oficialmente como profissional, Kauê lidera o time Infanto (sub-16) do Inter e muitas vezes saí de um treino e vai para outro... Às terças, quintas e sextas, ele também treina das 20h às 22h. E se você já ficou cansado só de ler, o garoto ainda encontra tempo para fazer curso de Inglês duas vezes por semana. Mas, não reclama dos horários cronometrados. "Sei que preciso treinar forte, porque foi isso que escolhi para mim, por isso tenho que levar a sério." 
     E quem pensa que ele abandona o basquete nas folgas, que nada. "Quando estou de folga, vou bater uma bolinha no SESC (clube local) e saio com o pessoal da escola e do time", diz o ala.
     A trajetória de sucesso quase levou Kauê para longe da cidade natal. Antes de decidir ficar e jogar pelo time adulto, ele recebeu propostas de equipes como Pinheiros/SP, São Bernardo/SP, Araraquara/SP, Tijuca/RJ e Fluminense/RJ. Ele e a familia decidiram que ainda era preciso esperar. Por isso, Kauê deve permanecer esta temporada no time da Baixada Santista e depois sim deve partir para outro clube.
     Mas, como todo garoto que desde cedo tem contato com a quadra, tabela, aro e bola ele sonha alto. "Quero um dia jogar na NBA (liga de basquete americana)! Eles são os melhores do mundo e eu espero estar lá", revela o jovem. 
   Que isso pode acontecer ninguém dúvida, afinal Kauê é um belo exemplo de que sacrifícios podem ajudar a realizar sonhos.
     Boa sorte a nossa revelação santista !!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário