segunda-feira, 27 de maio de 2013

Adeus não, até breve Neymar!

   Santista ou não, não tem quem não reconheça a genialidade de Neymar, os belos dribles, o futebol maroto, alegre que encanta a quem vê. Eu particularmente acompanhei o Neymar desde novinho. Ele ainda era uma criança, um adolescente precoce que caminhava rumo à fama. E desde menino, o que sempre me fez admirá-lo não foi só a promessa de que ele seria um grande astro do futebol, mas a simplicidade com que ele e sua família lidavam com toda esta pressão. Aliás, ter um pai, uma mãe que sempre fizeram o menino de Mogi das Cruzes ter os pés no chão fez toda a diferença.
   Certa vez, Neymar pai deu uma entrevista exclusiva para a nossa equipe de reportagem - na primeira vez em que o filho havia sido convocado para a Seleção Brasileira - ele cravou que não era a hora do garoto ir embora. E não era. No dia seguinte, foi anunciado que o atacante "ficaria" no Santos até a Copa de 2014. Neymar ainda precisava aprender com as vitórias e derrotas. Neymar precisava saber que todo grande astro, também tem seus maus momentos. E um deles foi a briga com o então técnico do Santos FC, Dorival Júnior. O professor que sempre defendia o menino com afinco, não sucumbiu aos caprichos do camisa 11 que depois da confusão jamais seria o mesmo. Neymar mudou. Neymar precisava amadurecer. E esta hora chegou. Ele nunca mais seria o mesmo depois deste episódio.
   Já havia passado de promessa à realidade. De um menino que apenas queria jogar futebol a uma celebridade mundial que não podia mais nem andar no shopping sem causar um tumulto daqueles. Quem mora em Santos, sabe como é comum encontrar jogadores em vários lugares, eu morava no mesmo bairro dele e o via indo na padaria ainda com 15, 16 anos, mas quando Neymar estreou pelo profissional no dia 7 de março de 2009 contra o Oeste de Itápolis, ele deixou de ser um jogador comum, uma pessoa comum... Trilhou o caminho que muitos já desenhavam para ele quando ainda era garoto. Ali ele começava a fazer história.
   Menino sim e com orgulho. Já gravamos várias vezes com ele e sempre fazendo molecagem com a equipe, com os colegas. Me lembro que uma vez o acompanhamos enquanto ele cortava o cabelo e o cabelereiro Cosme, mal conseguia fazer o trabalho, uma vez que o assédio já não permitia que Neymar tivesse um curto momento de "gente normal" em público. 
   Neymar não perdoa. No campo e fora dele. Talvez por isso que uma das maiores jóias do país vá embora. Vai embora porque chegou a hora. A Vila ficou pequena para ele. Santos é pequena para ele. E isso não é menosprezo à nossa linda cidade, ao clube que tanto ama este garoto. É que a saída do craque sempre foi esperada. E acho que veio em boa hora. Em uma hora, onde todos os holofotes se voltaram mais uma vez para ele e com sabedoria, a saída foi pela porta da frente, com transparência, trazendo à tona o destino que muitos já sabiam, o Barcelona. 
   Neymar só tem 21 anos, mas já é pai, já é o maior ídolo do país e já é um craque incontestável. São-paulinos, corinthianos, flamenguistas, palmeirenses, atleticanos, não tem um brasileiro que não o admire, por mais que muitas vezes suas jogadas sejam alvo de críticas. Eu chamaria esta raiva de amor incondicional, afinal só se briga com quem se importa né?
   Neymar não deixou de ser ele mesmo, nem quando muitos duvidavam do que ele seria capaz. Ele nunca deixou de fazer o que sabe: jogar e encantar. Agora, Neymar vai jogar ao lado de grandes craques: Messi, Puyol, Dani Alves, Piqué, Fabregas, Xavi, Villa e tantos outros... Neymar não será mais o salvador do time, será um jogador brilhante em uma equipe estrelar. Se Neymar será Neymar só o tempo dirá! Mas o que ninguém duvida é que a genialidade do garoto do sorriso fácil, do fenômeno da publicidade, dos belos dribles vai ser vista e admirada de perto pelos europeus.
   Eu torço para que ele ganhe o mundo, afinal é de craques do bem que o mundo da bola merece. E como todo ídolo que sempre sente saudades do clube que o revelou, tenho certeza de que este não será um adeus e sim um até breve ao camisa 11 que merece todo o sucesso que um dia ele mesmo sonhava.
   Arrebenta, garoto ! Você merece !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário